Encantoria apresenta "Mãos que Segurei" no 2o LimeirAFRO.

Dia 28 de novembro, domingo,
Show às 20h e 30m e  Vivência às 15hs
Local: CAIC - Limeira / SP
Entrada Gratuita

No dia 28 de novembro, domingo, o grupo Encantoria apresenta seu primeiro álbum, intitulado “Mãos que Segurei”, com show e vivência gratuita no CAIC (Centro de Atendimento Integrado da Criança), integrando a programação do 2º LIMEIRAFRO, feira cultural e de produção artística, literária, de serviços, moda e geração de emprego e renda que envolve a comunidade em todos os processos de maneira a permitir sua autonomia na sociedade.
 
Depois de shows no interior de São Paulo, nas cidades de Rio Claro, Limeira e São Luiz do Paraitinga, o grupo Encantoria volta aos palcos da cidade para apresentar o trabalho “Mãos que Segurei”, com patrocínio da Elektro e copatrocínio do Grupo São Martinho, por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura - Programa de Ação Cultural (PROAC). A banda anuncia também o lançamento oficial do novo site: www.encantoria.com, que disponibiliza as músicas, cifras, blog, agenda e outras informações.
 
O grupo revela arranjos de cantigas presentes em manifestações da cultura popular e estilos musicais provenientes do sudeste e nordeste do país, como as Quadrilhas Juninas, Modas, Ciranda, Folia de Reis, Maracatu, Cantoria Brasileira, Frevo e o Samba de Roda. Somam-se a esses arranjos, canções de grandes autores que dialogam com a proposta sugerida (Elomar, Siba, Alceu Valença, João do Vale e Luiz Gonzaga), sem falar no trabalho autoral do Grupo Encantoria, que transita entre essas influências, utilizando instrumentos de metais como sax, trombone e trompete, assim como a viola caipira e percussões presentes nos estilos e ritmos musicais citados acima. Também há a presença de bateria, violão, cavaquinho, flauta transversal, baixo elétrico e vozes. As canções são permeadas por intervenções poéticas e intervenções festivas e sugerem também interações com o público, por meio de danças e cantos coletivos.
 
Antes do show, às 15h, o grupo realizará uma vivência junto com Rosângela Macedo, compositora, arte educadora e fundadora do Grupo Sambaqui. A vivência será focada em batuques do sudeste como o jongo e a congada, além de cortejo de  Maracatu e rodas de Ciranda, manifestações culturais muito presentes no estado do Pernambuco.

Para ouvir programa especial da Radio Cultura Brasil sobre o Encantoria acesse: www.culturabrasil.com.br/programas/galeria/lancamentos/cantoria-e-batucada-4

SERVIÇO: Encantoria participa do 2º LimeirAFRO
Dia 28 de novembro de 2010. Domingo.
Show às 20h30. Vivência de Culturas Populares, às 15h.
Local: CAIC (Centro de Atendimento Integrado da Criança)
Av. Vitório Bortolan, 1350 - Parque Nossa Sra das Dores - Limeira – SP
Apoio: Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura e DECADIE (Departamento de Cultura Afro descendente e da Integração Étnica)