Disco

ESSA COISA BOA DE OUVIR! (texto de Kaká Werá sobre o CD "Mãos que Segurei")

Pipoca quentinha com o cheiro de gengibre do Quentão. Pássaros trovadores de violas enraizadas em brasis. Cores. Bandeiras. Estandartes. Não. Não é festa junina e nem folia de reis. Não é feriado santo. São os tons e melodias que saem das canções deste CD. Um Senhor Brasil musicalmente presente, atento, esperto, vivificando uma escuta além das modas e modinhas que existem por aí; fazendo o rosto abrir em riso e o corpo em dança. O som pipoca variando os tons de diversas influências e cadências; quentes, ardentes, melodiosas!

Essa coisa boa é pra João, pra José, pra Maria! Algumas letras quase são “causos”, outras quase “rezas”. Coisas dos Brasis que somos e que nossos avós foram construindo; algo assim, como diria um amigo: memórias sonoras.  “Cantação” de histórias com sofisticação de arranjos e ritmos que lembram aquelas auroras que os galos do interior anunciam.

Pense em uma paisagem sem tom pastel, bandeirolas de diversos matizes no céu, com resgate da reverência, coisas dos antigos, abaixando o chapéu, (quando havia chapéus nas cabeças) – para as damas passarem.

É assim que ouvi estas canções: alegres damas passando...

Ouçam!!! Mas ponham as mãos nas abas dos chapéus, como nas festas de junho que esquentam as noites; e percebam as damas passando sonoramente pelos ouvidos.

SOBRE O CD

O CD "Mãos que Segurei" revela o trabalho autoral do Grupo Encantoria que tem se destacado em festivais e projetos culturais no estado de São Paulo.

O grupo mistura a beleza poética das cantorias com sotaques da viola caipira e a força dos arranjos de metais em busca de uma sonoridade rica, inusitada e sem perder a simplicidade e a sabedoria inspiradas nas culturas tradicionais do Brasil. .

Revela também nos arranjos, a presença da percussão, violão, cavaco, flautas e naipe de cordas na faixa "Sobre a Terra" 

No Cd, o Encantoria recebeu diversas participações especiais: o sanfoneiro e cantador Enock Virgulino, o cantador e compositor Tião Carvalho, o compositor e violonista Marquinho Mendonça, o acordeonista Gabriel Levy, a atriz Tatiana Zalla, as cantoras e compositoras Rosângela Macedo e Ana Maria Carvalho e o quarteto de cordas formado por Fabio Engle, Fabio Chamma, Cristina Geraldini e Jonas Góes.

Todas as canções foram compostas e arranjadas pelo Encantoria com participação do maestro Luciano Filho e do produtor musical Cleyver Rossi em alguns arranjos e na produção musical.

Duas faixas são adaptação de poesias cedidas por Roseana Murray (Terremoto Furacão) e Kléber Albuquerque (Isopor).